Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Araguaína


Araguaína, Estado do Tocantins


Conheça Araguaína
É um polo regional pujante, que se destaca nos quesitos comercial, educacional, saúde e serviços.
Araguaína é uma cidade de aproximadamente 150 mil habitantes (Palmas, a capital, tem cerca de 180 mil), mas economicamente é a mais importante de Tocantins. A tal ponto que, por causa da pecuária, mola propulsora de seu desenvolvimento, é chamada de Capital do Boi Gordo. O forte aqui é a criação de nerole para corte. Na cidade e na região são mais de cinco frigoríficos que abastecem os mercados do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Será em breve beneficiada com a passagem da controversa e interminável ferrovia Norte—Sul, que fará a ligação do Pará a Senador Canedo em Goiás. Por esse eixo deverão ser transportadas milhares de toneladas da produção agro-industrial da região.

A cidade situa-se na região do Bico do Papagaio(420 km de Palmas e 1150 km de Goiânia), nacionalmente conhecida em décadas passadas pelos conflitos fundiários e assassinatos de religiosos, sindicalistas e posseiros. No entanto, isso hoje é já página virada. E a região, de extrema beleza, vem reconstruindo a sua reputação em cima disso.

A sua principal ligação ao Centro—Sul do país é a BR-153, que vai de Belém ao Rio Grande do Sul. Araguaína é um lugar que tem seu pico de visita turística no meio do ano. Não por ter belíssimas praias fluviais, que elas distam entre 60 e 100 km, para o Araguaia e Tocantins, mas por ser um ponto de apoio fundamental para quem procura usufruir dessas delícias. E tudo servido por bom asfalto e infra-estrutura adequada. 

Fonte: OverMundo